EMEI Francisco Rossi Júnior

..

conselhos

Histórico da Escola

O Surgimento da EMEI Francisco Rossi Jr se mescla com a história do bairro. Os moradores conforme iam ocupando as casas foram sentindo a necessidade de serem amparados por vários comércios e principalmente um local para as mães deixarem seus filhos para poderem trabalhar e terem uma educação assistida. Então os próprios moradores se reuniram, verificaram quais eram as prioridades para o momento e se organizaram para fundar a Associação de Bairro. Depois de várias reuniões com os moradores e representantes políticos, foi conquistado junto a Secretaria de Habitação do Estado a implantação do “Projeto Viver”, que consistia na construção de Creches nos Conjuntos Habitacionais. A Creche foi construída em um local cedido pela prefeitura, no centro do bairro.

Na inauguração em 25 de janeiro de 1997, pelo então Prefeito Wilmar Hailton de Mattos a Creche recebeu o nome “Sorriso Encantado”. Neste período os profissionais não tinham vínculo direto com a SME. No ano de 2005 quando as creches passaram a ser EMEIs houve alteração no nome de Sorriso Encantado para EMEI Vila São Camilo.

Em 2007 houve reinauguração e passou a se chamar EMEI Francisco Rossi Jr sob a lei de criação nº 5.411.

A EMEI fica situada na Rua Josino Celestino dos Santos, 217. No ano de 2022 atendemos 191 crianças de 0 a 3 anos e contamos com 26 ADIs, 19 funcionários (equipe de apoio e monitores) e nosso horário de funcionamento é das 7h às 17h onde desenvolvemos diversos projetos com os pais e alunos como: Literatura, Meio Ambiente, Brinquedos e Brincadeiras e projetos peculiares de cada faixa etária.

Nossa escola consta com um espaço amplo, com muito verde onde as crianças usufruem dele desenvolvendo as habilidades motoras e o exploram de forma prazerosa.

A clientela da EMEI Francisco Rossi Jr é predominante de famílias onde os pais trabalham fora, empregados no comércio, funcionalismo público e serviços autônomos. A classe econômica é variável, mas tem maioria consumidores de média e baixa renda.

As famílias atendidas tem em media de dois a três filhos e mantem uma relação participativa e benéfica com a Unidade Escolar.

Biografia do Patrono

Francisco Rossi Júnior, nascido em Itapeva aos 05 de outubro de 1939, filho de Francisco Claro Rossi e de Roza Rodrigues Rossi, casou-se com Irene Mendes Garcia Rossi com quem teve os filhos Francisco José Mendes Rossi, casado com Stella Spaluto de Barros Rossi; Adriana Mendes Rossi Moreira, casada com Reginaldo da Silva Moreira e Daniela Mendes Rossi. Seus filhos lhes deram também as netas Luisa de Barros Rossi e Ana Clara Rossi Moreira.

Cursou o primário no Grupo Escolar Coronel Acácio Piedade (1951), o Ginasial Superior no Colégio de Itapeva (1962), o Curso Técnico de Contabilidade no Colégio Comercial de Itapeva (1965), o Curso Colegial de Formação de Professores Primários (1968), o Curso de Preparação de Administradores para o Ensino Primário, no Instituto de Educação “Sedes Sapientiae” de Avaré (1973), formando-se em Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis de Itapetininga (1977). Começou sua vida profissional como balconista na farmácia Crismel, passando a funcionário público na Prefeitura Municipal de Itapeva, no cargo de escriturário de 01/09/1959 a 01/04/1987, quando se aposentou.

Foi vereador na Câmara Municipal de Itapeva por dois mandatos, de 1977 a 1982 e de 1983 a 1988, tendo sido presidente do Legislativo também por dois biênios- de 1979 a 1980 e de 1985 a 1986.

Posteriormente, atuou como Diretor Financeiro e Pessoal na Câmara Municipal de Taquarivaí de 18/01/1994 a 03/03/1997 e como Diretor Administrativo da Prefeitura Municipal de Taquarivaí de 02/01/2001 a 01/02/2003.