Gestão Escolar:
Diretor:
Coordenador:
Contatos:
E-mail: emterezinhademourarodriguesgomes@educacao.itapeva.sp.gov.br
Endereço: Fazenda Pirituba - Bº Agrovila I
Histórico da Escola
A escola EM Terezinha de Moura R. Gomes além de oferecer uma formação humana e emancipatória acumulou experiências e ganhou destaque por sua luta pela Educação do Campo. Educação que contemple, nos seus conteúdos e na metodologia, a própria realidade dos sujeitos bem como suas especificidades da população do campo, resgatando a memória de valores e suas culturas. Escola inserida num território conquistado com base constitucional (Lei 4.504/64, art. 2º) fruto da luta organizada pelas famílias Sem Terra, onde se acolhem crianças e jovens de quatro assentamentos e fazendas vizinhas.
Essa escola ao longo dos anos vem desenvolvendo vários projetos e práticas de Educação do Campo de vivências da comunidade: história do assentamento, literatura do campo, resgate da cultura dos educandos assentados e acampados; jogos escolares; visita a outros assentamentos; alimentação saudável, hortas, plantio de árvores, entre outros.
Com base nesse histórico, a escola foi indicada para participar do projeto em nível nacional Educação e Agroecologia nas Escolas do Campo de territórios da Reforma Agrária, representando a Região Sudeste.
Esse projeto contribui para a construção da soberania alimentar e ambiental através da participação direta das crianças e adolescentes das escolas de assentamentos, incluindo a escola Terezinha de Moura Rodrigues Gomes.
Esse projeto nacional tem por objetivo dar visibilidade às práticas de educação do campo de forma articulada, possibilitando aos educandos e educandas conhecer as formas de produção agroecológica, promovendo a alimentação saudável e preservação do meio ambiente, contrapondo ao modo convencional com uso de agrotóxicos.
Biografia do Patrono
A patronesse da Escola Municipal Professora é a Prof.ª Terezinha de Moura Rodrigues Gomes, situada no assentamento Treze de maio na Agrovila I- Itapeva - SP.
A partir de uma entrevista com senhor Theodorico da Silveira Gomes, viúvo da professora Terezinha, desvendaram-se aspectos de sua vida pessoal, escolar, profissional e suas contribuições para a educação.
Terezinha de Moura Rodrigues Gomes nasceu no dia 24 de abril de 1934 na cidade de Itaporanga SP. Foi casada com o senhor Theodorico da Silveira Gomes (conhecido como Pitico), de 1954 a 1995, teve 3 filhas (Luciana, Rogéria e Valéria), sendo uma aeromoça atualmente aposentada e residindo em Roma, outra trabalhou na assembleia e atualmente aposentada e, a terceira, dentista trabalhando e residindo na cidade de São Paulo, ao todo, quatro lindos netos (Fabiana, Pedro, Renata e Giuliana) e um bisneto. Dona Terezinha faleceu em dia 23 de outubro de 1995, na cidade de Itapeva. Concluiu o magistério e Pedagogia, iniciou na educação logo após sua formatura no magistério aos 18 anos. Seu nome foi indicado para patronesse desta unidade escolar por uma vereadora da qual o viúvo não lembra o nome. Dona Terezinha somente trabalhou na Rede Estadual de Educação, mas nunca foi servidora pública do município, nem teve vínculo ou relação com a escola que leva seu nome. Trabalhou na Escola Estadual do Bairro das Pedras e Bairro dos Pintos situadas nesse município, mas a maior parte de sua vida profissional foi na escola Prof.ª Zulmira de Oliveira, sendo uns anos professora e outros diretora dessa instituição.
Segundo seu esposo, o senhor “Pitico” como é mais conhecido, relata que dona Terezinha era uma pessoa de bem com a vida, gostava de viajar e juntos conheceram grande parte do mundo, pois com a filha aeromoça tinham grandes benefícios nas passagens e assim conheceram muitos países. Ele fala com reconhecimento e carinho que dona Terezinha foi a maior incentivadora e em grande parte responsável por sua trajetória de vida.